segunda-feira, 23 de julho de 2012

A bisavó e a Lena


A história da minha avó paterna enquanto mãe é uma história triste.
Perdeu um filho com um ano vítima de meningite e outro com 33 vítima de cancro do pâncreas.
Resta-lhe o meu pai que vive a 200km de distância, na terra que ela escolheu para viver, mas que após a reforma abandonou para regressar a "casa".

Quando a minha sobrinha nasceu, ainda eu não sabia que teria problemas para ser mãe, avisou-me "os sobrinhos não são filhos".
Sendo ela a mais nova dos irmãos deve ter sentido na pele essa diferença, e por isso sempre me "picou" para casar cedo e ter filhos também cedo.

Depois veio a infertilidade e acabei por lhe contar o que se passava, recebi os seguintes conselhos:

- continuar a tentar;
- não querer filhos dos outros (leia-se adoptados, isto no rescaldo do caso Esmeralda), pois um dia aparecem os pais e ficamos sem eles.

Quando soube que estava grávida ficou felicíssima, percebia-se perfeitamente na sua voz, e eis que oiço o que não contava: não te fiques por aí que só um é pouco...

Até a entendo, se quem teve 3 filhos apenas tem um, mas lá lhe expliquei como tinha sido complicado, e estava a lutar por levar a gravidez até ao fim.
Acabou por me dar razão e terminou com um: espero que seja menina, que são mais amigas das mães.

E eis que veio a menina, e foi ver a bisavó de 92 anos babar ao ver a menina. "Tão perfeitinha, tão bonita, nem tem medo de mim (a minha avó  anda carregada de luto desde a morte do meu tio há 26 anos, e os outros bisnetos choravam ao vê-la e ela achava que era pelo luto).

Fartaram-se de falar as duas, a bisavó e a sua Madalena. Deixámos passar as primeiras vezes mas depois lá corrigimos o nome (estará a chegar a senilidade? Foi apenas distracção? Não sabemos...) Mas, a partir daí fartou-se de falar para a Lena e assim resolveu o problema...

Foi a única dos três avós que conheci que presenciou a vinda da minha filha, soube-me muito bem saborear o momento, acabou por ser um sonho também dela que se realizou.

Sem comentários:

Enviar um comentário