Há um mês começou a minha maior, mais intensa e mais bela aventura.
Um mês muito intenso, sem grande descanso, muitas inseguranças, mas com um amor cada vez maior.
E já se notam tantos pequenos progressos na pequena Helena.
A Helena saiu da maternidade com duas características em particular: curiosidade e força no pescoço. Assim, sempre que vai dum lado para o outro olha tudo, tira as medidas todas e levanta o pescocito para ter um melhor ângulo de visão.
A pediatra desde o início que lhe achou graça à forma como ela tenta "controlar" tudo.
Entretanto a evolução continua, à conta das cólicas começou a usar chucha assim que chegou a casa e é perita em levar a chucha com ela. Ou seja, cerra os maxilares e se quer virar a cabeça para outro lado leva a chucha com ela. Se ela cai...volta à posição inicial abocanha a chucha e começa tudo de novo...Chega a estar 2 minutos para conseguir virar a cabecita...persistente a moça. Mas teve de ser que os adultos são muito lentos e ela cansou-se de chamar por eles para lhe meterem a chucha na boca.
Ainda por causa das cólicas aprendeu como é bom estar ao colo...e já ganhou manha, sim porque "se eu chorar eles ficam aflitos e pegam-me". Mas ainda não percebeu que o choro de cólicas e de mimo são diferentes e que os pais já lhe dão cabo da estratégia. Vamos a ver quem ganha esta luta...
Ainda na maternidade tinha sorrisos involuntários, e depressa percebemos que faziam parte duma sequência: sorriso, cara séria, cara feia, dor...sorriso...
Assim, quando queremos fotografar um sorriso é esperar um pouco e que ela não nos troque as voltas...eheh.
Mas, no dia 31 ao despedir-se do pai fez: sorriso-sorriso-sorriso e no fim virou a carita para o lado cheia de charme e ...novo sorriso. Nesse dia a pediatra perguntou se ela já sorria voluntariamente e contei este pequeno episódio: "foi o primeiro sorriso da pequena Helena". Temos portanto uma vendida....a mãe a ter a parte mais complicada e ela ri-se para as palhaçadas do pai...bahhh.
Por fim começa a entreter-se sozinha, brinca com as mãos e anda a ver se descobre qual dos 10 dedos é o melhor para chuchar, e já os experimentou a todos. Parece-me que mais dia menos dia nos diz: isto de andar a abocanhar a chucha dá muito trabalho, prefiro os dedos...
Já fica na camita do quarto dela muito tempo a ouvir o mobile e ver os bonecos a andar à roda, mas também já se apercebeu que quando aquilo toca fica lá sozinha...No outro dia aquilo estava em modo "se fazes barulho eu toco" e ela resmungava aquilo tocava....e ela voltava a resmungar por estar sozinha.
O único senão desta menina são mesmo as cólicas, mas havemos de vencê-las, pois sem elas é um doce de bebé e surpreende-nos a cada dia que passa.
Este comentário irradia felicidade pela forma como contas as situações!!
ResponderEliminarÉ impressionante como não há ninguém que os conheça melhor do que nós (mães)!!
Beijo grande e parabéns pelo primeiro mesinho!!