sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Infertilidade a dor que não se esquece?


Moro há 8 anos no mesmo sítio, e entre Bom dia e Boa tarde, não terei perdido mais que alguns minutos a falar com uma vizinha.
O marido é meu compincha de reunião de condomínio, mas com a mulher nunca tive conversas.
Até hoje.

Cruzámo-nos na garagem, e o diálogo foi mais ou menos este.

- Ai deixe-me ver a sua menina, é uma menina não é?
Que riquinha, blabla, quanto tempo tem, blabla...Muitos parabéns por ter conseguido o que não cheguei a conseguir, mas há 30 anos...
- Já tinha reparado que não tinham filhos, mas não sabia o motivo.
- Fui seguida nas consultas de esterilidade, eu não tinha o período, fiz ainda umas inseminações, mas há 30 anos era tudo muito mais complicado.
- Não consigo imaginar como seria, nós também tivemos problemas...
- Sim eu sei. 

(Aqui fiquei na dúvida como sabia, ter-me-á visto na tv? Não questionei.)

- Mas fico feliz por não terem desistido, eu fui fraca...os tempos eram outros, mas apanhei um grande susto. Sabia que estava a ser cobaia, em Portugal estava tudo no início, estimularam-me e ganhei muitos quistos, tive de ser operada de barriga aberta. Não me tiraram nada além dos quistos, podia ter continuado a tentar mas tive medo e hoje arrependo-me amargamente.

Chegámos ao meu piso, saiu comigo e ainda falou um pouco e despediu-se com um:

- Parabéns pela menina e pela vossa perseverança.

Não há um dia que não agradeça este pequeno milagre, mas...digamos que entrei em casa e cobri uma certa bebé de beijos.

Sem comentários:

Enviar um comentário