terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

9 meses


O último mês foi estonteante, como é que uma pessoa consegue aprender tanto em tão pouco tempo? O nosso cérebro é tão subaproveitado.. claramente perdemos qualidades com o avançar da idade.

Diz: olá, átá (já está...principalmente no início da sopa e a meio do leite...), pápápá, mãmãmã, adá (quando quer algo) e por vezes um ãque (a nós parece um futuro não quero, pois normalmente esperneia e é quando lhe queremos fazer algo que não gosta).

Rasteja para trás, roda sobre ela própria e já se arrasta para a frente, finca os pés qual bailarina quando a colocamos de pé, mas não aguenta muito tempo.

Continua sorridente e provocadora e aprendeu a dar beijinhos de 3 formas: estalinhos de boca que por vezes mais parece que está a cuspir; o gesto de atirar beijinhos com a mão (por vezes é a mão de encontro à cara ou à testa...mas para ela é beijinho) e abrir a boca na direcção da nossa cara (por vezes só para fincar os dentes no nosso queixo...), já sabia fazer festinhas e continua a fazer, embora por vezes a grande velocidade.

Ginga-se toda ao som da música dum lado para o outro (diz a educadora que normalmente começam de frente para trás, só depois de lado), gosta de Rui Veloso...eheh, e quando ouve alguma música conhecida bate as palminhas ao som da música.

Este mês foi pródigo em constipações, veio do 7º para o 8º sem aumentar peso, e chegou mesmo a perder as bochechas e pernocas jeitosas...mas...já recuperou, foi pesada hoje e está de novo no percentil dela (mas já tínhamos notado que as formas tinham regressado).

Entretanto à noite geme e grita, mas sem chegar a acordar...acho ainda cedo para pesadelos mas parece que eles chegaram, ou alguém anda a processar as aprendizagens no sono. Ou pode também ser dentes, pois anda muito aflita a coçar as gengivas, e está a demorar mais tempo do que para os dois primeiros...

E é "só" isto por hoje.

1 comentário:

  1. Parabéns pelos 9 meses da menina! Por volta dessa idade o meu tb começou a dormir de forma mais agitada... e do que li, como dizes, está relacionado com as novas aprendizagens. Muitas em pouco tempo... Bj

    ResponderEliminar