Um ano e meio.
A bebé está mesmo a dar a vez à menina.
Menina traquina, curiosa, persistente (ou teimosa, dependendo do ponto de vista).
Insiste sempre até conseguir o que quer, mas quando se vê derrotada mais que uma vez tenta contornar a questão, fingindo que não era importante, ou fazendo uma birra.
Birras…ui…muitas. Começo a pensar que vou passar a ir às compras sozinha, pois as birras são muitas, bastante sonoras e irritantes. E nem sempre a cara zangada da mãe a faz acalmar.
Andou uma fase a fazer maldades às coleguitas, mas parece que foi apenas uma fase. Foi descoberta e deixou-se disso, sim…que D. Helena fazia maldades e ia logo para o lado oposto por isso ninguém se apercebia que a anjinha tinha andado a fazer asneiras.
Voltou a acordar com vontade de cantar, canta, fala…qualquer dia os vizinhos zangam-se,…
E o vocabulário continua a crescer a olhos vistos.
Olá
Mamã
Papá
Papa
Caca (cara)
Átá (já está)
Boua (bola)
Têas (pernas)
Aua (água)
Nãtá (não está / não há)
Cocó (na versão de cocó e de cucu quando se esconde de nós)
Vó
Vô
Vó (aquele aparelho com que fala com os avós) No outro dia o pai estava a falar com ela ao telefone, e ela não percebeu logo que era o pai. Depois ficou muito triste com cara de quem estava a pensar “o que é que o papá está a fazer dentro da vó”. Passa por lojas de telecomunicações e grita VÓ!
Não (dito com todo o sentimento do mundo). É engraçado quando para lhe trocarmos as voltas perguntamos algo cuja resposta seja sim: “queres brincar”? Fica muito atrapalhada e como não sabe dizer “sim” vem atrás de nós…
Abou (embora)
Papu (sapato, já não é papo)
Caucau (xauxau) Ontem pegou numa pasta da mãe, arrastou pela sala e disse “mamã caucau” e lá ia toda contente à sua vidinha.
Cau (cão)
Bebé
Pé
Mão
Teta (sesta e testa)
Tuxe tuxe (truz-truz)
Tenta (senta)
Téá (até já)
Pau (chapéu, gorro, capuz...há quem goste de malas ou sapatos, ela gosta de paus)
Acho que finalmente encontramos o ponto de equilíbrio entre a falta da sesta matinal e o excesso de sono ao fim do dia.
Chega a casa, brinca, lancha, brinca, janta, toma banho e dorme. Acaba por andar mais tranquila, menos birrenta e mais carinhosa (as amiguinhas que o digam…).
E assim se passou mais um mês. Isto passa mesmo muito depressa.