E sem que tivéssemos dado conta eis que chegámos aos 14 meses.
Ninguém duvida que o tempo passa a correr e que todos os dias surgem novas conquistas, pequenas mas que se vão consolidando com o tempo.
A pequena vai ser uma gralha, acorda a falar, aponta para nariz, boca, cabeça para que digamos o que é e comecemos logo a brincar às SETE DA MATINA.
Com este calor dos últimos dias descobriu duas coisas: as pernas.
E adora apontar para a pernoca, isto de andar de calções, saias ou vestidos é muito giro.
Ainda não anda, mas já se deixa levar apenas com uma mão. Inicialmente queria que lhe segurássemos a mão direita, agora qualquer uma serve, e já houve momentos em que se distraiu e aguentou 2 ou 3 segundos sem que ninguém a segurasse, mas logo de seguida atira-se de rabo para o chão com medo de cair, numa palavra: mariquinhas.
Na creche já come muitas vezes sozinha, e já…vai ao “pote” (para o pessoal do norte, bacio ou penico para os do sul). Pois é verdade, aproveitando que os mais crescidinhos vão para a sala dela a educadora resolveu meter mais 4 para os mais crescidos do berçário se iniciarem e como ela é tipo relógio tem feito chichi todos os dias lá.
Está a iniciar-se uma autonomia e é engraçado ver como ela gosta. Se bem que autonomia é bom e ela gosta MAS“oh mãe onde pensas que vais sem mim? Queres que eu chore?” a mãezite continua.
Esta semana foi a avaliação da creche.
Está muito bem a nível sócio-emocional, no relacionamento com os pares e adultos. Meiga, bem-disposta que adora dar e receber miminhos. Nota-se que adora os bebés mais pequenos e é cuidadosa com eles.
A nível motor falta-lhe o andar, mas que não será impeditivo para passar para a sala de um ano em Setembro, a minha menina “passou de ano” eheh. Tem boa coordenação com a colher (aqui não concordo, ou então em casa acha que é para brincar e sujar a roupa toda…).
A nível cognitivo é boa nos joguinhos de encaixe, tem sentido rítmico e faz muitas associações de causa-efeito (aqui eu que o diga, pois quando está a asneirar vem logo dar-me beijinhos a ver se escapa ao raspanete).
Sem comentários:
Enviar um comentário